RSS

Olfato e café

08 out

 

2

Um dos fatores sempre avaliados em cafés que mais me chamam a atenção é “fragrância”. E faz todo sentido, já que o olfato é que primeiro faz contato com o café, e com a bebida feita com ele. Sentir o cheiro do café é parte essencial da experiência ligada a ele.

Quando tomamos café, estamos ingerindo cafeína, e, como já comentei antes, isso tem um custo para o organismo. Ficamos mais agitados e gastamos energia de maneira mais concentrada. Algumas horas depois, pode haver um cansaço desproporcional.

Entendo, então, que a experiência deve ser o mais proveitosa possível! Sentir o cheiro dos grãos, e em seguida, do café moído e até da bebida, é das partes mais gostosas da experiência. Isso porque dificilmente alguém tem acesso à torra, quando acontece a maior festa de cheiros!

Vivi muitos anos vizinho a uma fábrica de café solúvel. Toda tarde, às 5 horas, as chaminés do extinto Café Solúvel Dominium, liberavam vapor com cheiro de café recém-torrado. E por incrível que pareça, havia moradores do bairro que reclamavam do cheiro! Pois eu tenho essa memória como uma das mais agradáveis das que cultivo.

Mas em termos práticos, o olfato tem uma função essencial na escolha de um bom café. Para sentir isso de maneira bem drástica, sinta o cheiro dos cafés chamados tradicionais, os mais vendidos dos mercados. Depois, repita a “operação” com um café de alta qualidade. Será visível que são dois mundos opostos. Os tradicionais muitas vezes parecem ter cheiro de remédios, ou mesmo de inseticida. Os arábicas logo mostram um cheiro mais complexo, aberto, agradável. E dentre eles, um enorme espectro pode ser notado. Há cafés incrivelmente bem-cheirosos. Por exemplo, indico o Catuaí Amarelo do Coffee Lab, e os cafés de micro-lotes do Grão Gourmet.

Daí, para indentificar as nuances entre cafés arábica chamados gourmets, é preciso apurar bastante o olfato. Nada muito custoso, já que ficar inalando os odores desses cafés é bem agradável. Sugiro fortemente a incorporação desse hábito. Até o sabor do café poderá se revelar mais interessante do que parecia.

Anúncios
 

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Brasilagro

Brasil Agribusiness News - Brasil Agronegócios

Hearts and Minds

O que não muda é que tudo muda.

Tom Fernandes

"‎Quando eu era menino, todos me chamavam de mentiroso. Agora eu sou adulto, e me chamam de escritor." Isaac Bashevis Singer

Kelly Cristina

A única fonte de felicidade está dentro de nós mesmos, e deve ser repartida. Repartir as alegrias é como espalhar perfume sobre os outros: sempre algumas gotas acabam caindo sobre nós mesmos. Sou apaixonada pela minha familia e pelo meu trabalho, sei que a cada dia eu tenho a oportunidade de aprender um pouco mais.

Juliana Lima

Tudo para quem não vive sem um bom café! A gastronomia do café. O preparo do café - coador, prensa francesa, café espresso, café expresso, máquinas de café, café em grãos, xícaras, chávenas, colombian coffee, brazilian coffee

Seu Dinheiro na Internet

Ganhe Dinheiro na Internet sem vender sua alma.

O Mochileiro

Mochila, cultura e experiência.

IMPRESSIONARE (21)99584-4658 (21)3627-5431

Orçamentos: contato.impressionare@gmail.com

Paulo Junior's Blog

"As dificuldades devem ser usadas para crescer, não para desencorajar. O espírito humano cresce mais forte no conflito.” (William Ellery Channing)

CB - CARLOS BESSA ASSESSORIA E VENDAS

vendas; setor moveleiro; mobiliário; treinamento; gestão de vendas; representação

jsazevedoja

Este site WordPress.com é supimpa

Nádia Jung

Porque às vezes as palavras têm de dar lugar ao silêncio, porque às vezes só um gesto inconsciente pode provocar a captura do inexplicável, porque o olho sabe antes que a mente, porque a fotografia é necessária na minha vida ...

Café Etrusca

Café, café de especialidad, café gourmet, insumos para cafetería, maquinaria para cafeterías, mobiliario para cafeterías, barista champ

Desenvolvendo ABAP/4

Just another WordPress.com weblog

tmenegatti

Thiago Menegatti

Dedo-no-zoio

Por que o mundo é dos espertos!

%d blogueiros gostam disto: