RSS

Novo café no grupo dos melhores

04 fev

Tenho satisfação em apresentar aqui um novo café, e dos bons! O Café Raiz, proveniente da Alta Mogiana,  é meu atual preferido: seu frescor cai muito bem no verão. Essa característica está ligada à acidez e ao corpo da bebida. No caso do Raiz, é alta a acidez e médio o corpo. Cafés muito encorpados não me agradam, na verdade, em nenhuma época do ano. Sinto que sua oleosidade atrapalha um pouco a percepção do sabor.

A acidez, pelo contrário, costuma ser extremamente agradável ao nosso paladar. Os alimentos ácidos são os mais saborosos. Por isso, até, a indústria alimentícia abusa dos aditivos ácidos – é uma maneira de seduzir o consumidor. Pense nos refrigerantes, nos molhos e sabores artificias de frutas. São todos ácidos.

O mérito principal do Café Raiz é a torra.Ao contrário do que fazem 90%, ou mais, dos torrefadores, o Raiz tem torra clara. Em geral, prefere-se a escura, por conta do aumento do rendimento. Aumento esse, que se ressalte, é ilusório, pois sacrifica o sabor original do café. Bons grãos acabam caindo na vala comum dos espressos por portarem o famigerado gosto amargo de queimado.

Por mais que se fale que cada café possui sua torra ideal, para mim, quanto mais escura, pior. Pequenas nuances podem ser bem-vindas, mas se a torra sair da “clara”, decai a qualidade da bebida. Eis minha opinião, baseada em experiência e influenciada por gosto pessoal, como não poderia deixar de ser.

Ainda outro dia, comprei um excelente café peruano, orgânico. Mas quando chegou, vi que era de torra escura, o que na hora da compra acabei ignorando. Resultado: o amargor da decepção! Mas ainda posso usá-lo para café filtrado, tornando menos o prejuízo gustativo.

Até hoje, só vi dois cafés oferecerem torra clara de verdade: o Suplicy e o Raiz. Ambos, podem ser comprados via site. Há um links de ambos na página inicial desse blog, no canto inferior direito.

Passo a falar, agora, da cafeteria “Café Raiz”, que tornou muito melhor a experiência da prova desse café. Trata-se de um dos pouquíssimos exemplos de cafeterias em São Paulo. Será agora somada ao Café Jasmim, ao Paraná Café, ao Otávio Café, ao Trevíolo e ao Suplicy. No entanto, o Raiz é dos únicos que reúne: espaço agradável e muito bem planejado, bom serviço, e café excelente. Destaque maior para o horário de funcionamento, que inclui domingos, das oito à meia-noite. Trata-se de uma disponibilidade inédita entre as cafeterias de São Paulo. Tomara que o exemplo seja seguido pelas outras!

Nota final: faça atenção especial aftertaste do café Raiz! Não o desperdice com bebidas geladas após tomá-lo!

Endereço: Rua Cardoso de Almeida, 969, Perdizes, São Paulo.

http://www.caferaiz.com.br (o site não faz jus a qualidade do café nem da cafeteria, mas contém informações úteis e venda de café).

Anúncios
 

Tags: , ,

5 Respostas para “Novo café no grupo dos melhores

  1. Jose Olympio

    29 de julho de 2013 at 19:37

    Eddie, boa tarde. Quando comprar O Café Raiz já moído para máquina de espresso, solicite torra média. Se usar torra escura, que é para coador, vai realmente amargar um pouco. Abs

    Curtir

     
    • eddievieira

      11 de setembro de 2013 at 20:36

      Olá Jose
      Agora estou comprando somente café em grão, comprei um moedor Hario mini, é outra vida!!
      No momento estou utilizando o grão da Unique Cafés, é bom demais!!

      Curtir

       
  2. eddievieira

    16 de junho de 2013 at 0:36

    Ola Colega, tentei comentar antes, porem não sei se meu comentário foi enviado, caso seja duplicado peço desculpas, a questão é a seguinte, segui seu conselho e comprei o café Raiz, porem como ainda estou sem moinho comprei o café já com a moagem para espresso, minha cafeteira é uma Chef Crema Silver (sei que é ruim mas é o que consegui no momento) e o problema é que o café está saindo demasiado amargo, principalmente a crema, está impossível tomar depois que a crema se mistura um pouco com o café, você tem alguma dica para melhorar isso? Estou usando em media 8g para um curto e 25s de extração.
    Abraços, Parabéns pelo site!!

    Curtir

     
    • Noite Arábica

      22 de junho de 2013 at 11:57

      Olá, Eddie!
      Você costuma tomar café sem açúcar?
      Pergunto isso, porque eu coloco um pouquinho de açúcar. Então, nossos parâmetros podem ser diferentes.
      Sua máquina é uma espresso não profissional comum. Não vejo a qualidade dela como um problema.
      Eu uso os cafés de torra clara do Raiz. Sempre.
      A bebida está saindo escura? Com manchas escuras no creme? Está com creme consistente, mesmo depois de mexer com a colher?
      Amargor, geralmente, considerando que esteja usando um bom produto, tem a ver com torra ou com bebida queimada.
      Quando você faz a extração, verifique se está saindo um fluxo constante e bem fininho. Se estiver pingando, pode estar queimando a bebida.
      Isso você resolve quase sempre ajustando a compactação. Quanto mais você compacta os grânulos, mais tempo eles ficam expostos à água quente e vice versa.
      Mesmo as máquinas de cafeterias, profissionais, demandam esses ajustes finos. Tem de ir experimentando até achar o melhor.
      Escreva para contar o resultado!
      Obrigado pela audiência!
      Paulo Quintana

      Curtir

       
      • eddievieira

        29 de junho de 2013 at 10:24

        Olá Paulo
        Estranhamente abri o outro pacote que comprei e o café está muito melhor,
        o creme está consistente e com uma cor mais clara, estou mexendo bastante e o amargor não está marcante. Usei a dica também de colocar um pouco de açúcar.
        O que comecei a fazer de diferente foi não colocar pressão com o tamper, melhorou bastante o café, agora vou juntar dinheiro para um Hario, acredito que irá melhorar muito com um moedor.
        Obrigado pelas dicas!
        Cada vez gosto mais desse mundo delicioso do café (porém caro hahaha)
        Abraços

        Curtir

         

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Brasilagro

Brasil Agribusiness News - Brasil Agronegócios

Hearts and Minds

O que não muda é que tudo muda.

Tom Fernandes

"‎Quando eu era menino, todos me chamavam de mentiroso. Agora eu sou adulto, e me chamam de escritor." Isaac Bashevis Singer

Kelly Cristina

A única fonte de felicidade está dentro de nós mesmos, e deve ser repartida. Repartir as alegrias é como espalhar perfume sobre os outros: sempre algumas gotas acabam caindo sobre nós mesmos. Sou apaixonada pela minha familia e pelo meu trabalho, sei que a cada dia eu tenho a oportunidade de aprender um pouco mais.

Seu Dinheiro na Internet

Ganhe Dinheiro na Internet sem vender sua alma.

O Mochileiro

Mochila, cultura e experiência.

IMPRESSIONARE (21)99584-4658 (21)3627-5431

Orçamentos: contato.impressionare@gmail.com

Paulo Junior's Blog

"As dificuldades devem ser usadas para crescer, não para desencorajar. O espírito humano cresce mais forte no conflito.” (William Ellery Channing)

CB - CARLOS BESSA ASSESSORIA E VENDAS

vendas; setor moveleiro; mobiliário; treinamento; gestão de vendas; representação

jsazevedoja

Este site WordPress.com é supimpa

Uma dose

Só para garantir.

Nádia Jung

Porque às vezes as palavras têm de dar lugar ao silêncio, porque às vezes só um gesto inconsciente pode provocar a captura do inexplicável, porque o olho sabe antes que a mente, porque a fotografia é necessária na minha vida ...

Café Etrusca

Café, café de especialidad, café gourmet, insumos para cafetería, maquinaria para cafeterías, mobiliario para cafeterías, barista champ

Desenvolvendo ABAP/4

Just another WordPress.com weblog

tmenegatti

Thiago Menegatti

Dedo-no-zoio

Por que o mundo é dos espertos!

%d blogueiros gostam disto: