RSS

Dia Mundial do CAFÉ!

14 abr

Hoje é dia mundial do café! Excelente motivo para comemorar reunindo os amigos para um bom café.
Isso me faz pensar em como mudou o panorama do mercado de café no Brasil, nos últimos 5 anos.
Entre os especialistas comenta-se muito sobre a mudança no cultivo, pautada pelas transformações no mercado, mas de 10 anos para cá. Eu, entretanto, vejo a situação diferente para os apreciadores, tendo começado há uns 5 anos.
Isso quer dizer: chance de comprar e tomar cafés bons com facilidade. Indo aos supermercados de classe média encontramos boas opções na prateleira. O Pão de Açúcar, por exemplo, com todas suas falhas em outras áreas, dispensa boa atenção ao café: disponibiliza várias marcas de gourmet a preços acessíveis. E o principal: tem sempre um espaço bem dedicado e formatado, com quadros de grãos de cafés em diferentes torras, e sempre algum material explicativo para orientar a compra e cultivar o hábito. Onde se via isso há dez anos atrás?
Hoje, muita gente já sabe que café não é apenas aquele pó preto comprado em almofadas furadas (sim, alguns mercados furavam as embalagens para facilitar a armazenagem), de gosto amargo e aroma agudo (não raro, com nuanças de remédio ou solventes).
Muita gente sabe que café que dá azia é o pseudo-café, que por muito tempo nos foi vendido como única opção.
Enfim, a situação mudou para melhor e parece continuar mudando. O café finalmente passa a ser visto como uma bebida complexa, cheia de particularidades e possibilidades. Como aconteceu com o vinho, bebida praticamente desconhecida por aqui antes da abertura econômica. Só que com uma diferença essencial: o vinho não é típico de nossa terra! o café sim! O café está em nosso DNA: foi alicerce de nossa economia por dezenas de anos e sua cultura moldou nossos costumes.
O Brasil é o maior produtor mundial de café, exportando para quase todos os países consumidores, que não raro, fazem sua manufatura e o revendem com uma marca própria, ocultando suas origens dessa terra distante.
O café é nossa bebida por excelência! Agora falta recuperarmos o hábito de ir a cafeterias, reunindo as pessoas que gostamos para horas de conversa e diversão.
Sinto que aos poucos vão aparecendo boas cafeterias em São Paulo, e, pelo que vejo pela internet, pelo Brasil todo (com destaque à Região Sul). E ao longo desse processo, um outro, menos complexo e mais rápido já está em marcha acelerada: nos balcões da Avenida Paulista, nos shoppings e até me padarias, espressos são servidos com cada vez mais cuidado. Aquele café tirado pelo padeiro ou pelo caixa, sem copinho de água com gás, sem bandejinha e em xícaras surradas está perdendo lugar! Os clientes pedem boa qualidade e já sabem do prazer que há em tomar um café verdadeiramente bom!
Para isso existe esse blog! Para mostrar como pode ser simples ter um enorme prazer diário. E para isso, nada melhor que compartilhar os caminhos que levam a esse prazer!
Feliz dia mundial do café a todos!

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 14 de abril de 2011 em O café no Brasil

 

Tags: , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Brasilagro

Brasil Agribusiness News - Brasil Agronegócios

Hearts and Minds

O que não muda é que tudo muda.

Tom Fernandes

"‎Quando eu era menino, todos me chamavam de mentiroso. Agora eu sou adulto, e me chamam de escritor." Isaac Bashevis Singer

Kelly Cristina

A única fonte de felicidade está dentro de nós mesmos, e deve ser repartida. Repartir as alegrias é como espalhar perfume sobre os outros: sempre algumas gotas acabam caindo sobre nós mesmos. Sou apaixonada pela minha familia e pelo meu trabalho, sei que a cada dia eu tenho a oportunidade de aprender um pouco mais.

Seu Dinheiro na Internet

Ganhe Dinheiro na Internet sem vender sua alma.

O Mochileiro

Mochila, cultura e experiência.

IMPRESSIONARE (21)99584-4658 (21)3627-5431

Orçamentos: contato.impressionare@gmail.com

Paulo Junior's Blog

"As dificuldades devem ser usadas para crescer, não para desencorajar. O espírito humano cresce mais forte no conflito.” (William Ellery Channing)

CB - CARLOS BESSA ASSESSORIA E VENDAS

vendas; setor moveleiro; mobiliário; treinamento; gestão de vendas; representação

jsazevedoja

Este site WordPress.com é supimpa

Uma dose

Só para garantir.

Nádia Jung

Porque às vezes as palavras têm de dar lugar ao silêncio, porque às vezes só um gesto inconsciente pode provocar a captura do inexplicável, porque o olho sabe antes que a mente, porque a fotografia é necessária na minha vida ...

Café Etrusca

Café, café de especialidad, café gourmet, insumos para cafetería, maquinaria para cafeterías, mobiliario para cafeterías, barista champ

Desenvolvendo ABAP/4

Just another WordPress.com weblog

tmenegatti

Thiago Menegatti

Dedo-no-zoio

Por que o mundo é dos espertos!

%d blogueiros gostam disto: