RSS

A sabedoria popular está certa sobre o café?

20 nov


É comum ainda hoje ouvirmos que café faz mal ao estômago e que estraga o sono. Na sabedoria popular o café nunca foi tido como uma bebida das mais saudáveis. Mesmo para os médicos, é recente a absolvição do café! Há diversos estudos sobre o assunto (disso falarei num post futuro) e a maioria atesta benefícios do consumo moderado de café.
Muito bem, vou agora tentar minar algumas suspeitas que têm pesado sobre o café, sem, no entanto, desmentí-las completamente! É preciso que cada um encontre a melhor maneira de apreciar café! Basta conhecer alguns dados não muito complexos.
Quanto ao que mais escuto o povo repetir: café estraga o estômago. Pois, bem; apreciador que sou da bebida, fiz questão de perguntar a quase todos os médicos (incluindo gastrologistas) que fui até hoje, se isso era verdade. Todos deram a mesma resposta: café não provoca gastrite nem úlcera. Mas para quem já é acometido por algum desses males, pode ser irritante, provocar desconforto e certo agravamento. Todos, porém, por conta de outros males potencialmente causados pelo excesso de cafeína, dizem que entre uma e quatro xícaras diárias (espresso ou coador) é a dose inofensiva. Mas há algo que afirmo com muita segurança: café ruim ataca o estômago!
Sono: a cafeína tem meia-vida de 6 horas em nosso organismo. Ou seja: tomando uma xícara ao meio dia, às 18:00 horas ainda haverá metade da dose de cafeína no organismo. A eliminação total termina por volta de meia-noite. Como a cafeína atrapalha o sono profundo (em maior ou menor medida para cada pessoa), não é interessante que se tome muito café na parte da tarde. Talvez um espresso apenas, tomando o cuidado de ingerir bastante água ao longo da tarde.
De qualquer maneira, somente o bom café pode sobrepor a imagem ruim que o mal café imprimiu na sabedoria popular. E o que é o bom café? De maneira sintética: o preparado com grãos arábica, sem ser excessivamente torrado e livre de impurezas, o que só se garante moendo o próprio café (vide post sobre moedor doméstico), ou tomando espressos feitos com grãos puros. E o mau café? É aquele baratinho, de almofada, comprado nos mercados. Esse é feito com grãos da variedade robusta, que no Brasil é de má qualidade. Além de 90% das vezes não ser puro café, mas sim uma mistura com porcarias como palha de milho, gravetos, pó de tijolo e borra de café velho. Fica o caminho das pedras: tome bons cafés e apenas desfrute do sabor!

Anúncios
 
1 comentário

Publicado por em 20 de novembro de 2010 em Café e saúde

 

Tags: , , , , ,

Uma resposta para “A sabedoria popular está certa sobre o café?

  1. Simone Oppenheim

    12 de dezembro de 2010 at 22:09

    Paulo, gostaria de adicionar uma informação sobre a cafeína e sua relação com o nosso sono. Essa substância é solúvel em água ou seja, quanto maior o tempo em contato com a água, maior a quantidade de cafeína diluída.
    Então, para os tomadores de café que não abrem mão do ‘drink’ da tarde ou da noite, sugiro optarem sempre pelo espresso ao coador. Motivo? Simples.
    O café espresso é extraido na máquina naquele tempo padrão de 25 a 30 segundos (quando bem tirado) – esse é o tempo em que a cafeína fica em contato com a água e ‘desce’ para a xícara.
    Já no coador, visualise aquele pó, a água que ficam no filtro por pelo menos um minuto. Esse café vai levar muito mais cafeína para a xícara.

    Então é lenda que o café espresso, por ser ‘mais forte’ tira mais o sono. O conceito de forte está ligado a outras características, mas jamais à cafeína!

    Obs: o mesmo conceito vale para outras substâncias solúveis do café, por exemplo os ácidos. Por isso os cafés de prateleira de supermercado que usamos em coador são mais agressivos ao estômago – além das características de grãos robusta, soma-se a forma de preparo.

    Curtir

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Brasilagro

Brasil Agribusiness News - Brasil Agronegócios

Hearts and Minds

O que não muda é que tudo muda.

Tom Fernandes

"‎Quando eu era menino, todos me chamavam de mentiroso. Agora eu sou adulto, e me chamam de escritor." Isaac Bashevis Singer

Kelly Cristina

A única fonte de felicidade está dentro de nós mesmos, e deve ser repartida. Repartir as alegrias é como espalhar perfume sobre os outros: sempre algumas gotas acabam caindo sobre nós mesmos. Sou apaixonada pela minha familia e pelo meu trabalho, sei que a cada dia eu tenho a oportunidade de aprender um pouco mais.

Juliana Lima

Tudo para quem não vive sem um bom café! A gastronomia do café. O preparo do café - coador, prensa francesa, café espresso, café expresso, máquinas de café, café em grãos, xícaras, chávenas, colombian coffee, brazilian coffee

Seu Dinheiro na Internet

Ganhe Dinheiro na Internet sem vender sua alma.

O Mochileiro

Mochila, cultura e experiência.

IMPRESSIONARE (21)99584-4658 (21)3627-5431

Orçamentos: contato.impressionare@gmail.com

Paulo Junior's Blog

"As dificuldades devem ser usadas para crescer, não para desencorajar. O espírito humano cresce mais forte no conflito.” (William Ellery Channing)

CB - CARLOS BESSA ASSESSORIA E VENDAS

vendas; setor moveleiro; mobiliário; treinamento; gestão de vendas; representação

jsazevedoja

Este site WordPress.com é supimpa

Nádia Jung

Porque às vezes as palavras têm de dar lugar ao silêncio, porque às vezes só um gesto inconsciente pode provocar a captura do inexplicável, porque o olho sabe antes que a mente, porque a fotografia é necessária na minha vida ...

Café Etrusca

Café, café de especialidad, café gourmet, insumos para cafetería, maquinaria para cafeterías, mobiliario para cafeterías, barista champ

Desenvolvendo ABAP/4

Just another WordPress.com weblog

tmenegatti

Thiago Menegatti

Dedo-no-zoio

Por que o mundo é dos espertos!

%d blogueiros gostam disto: